Pão de queijo “fake”

Olá, leitores do Cozinha de Casa!

Estou muito contente em ser colaboradora do blog e poder compartilhar um pouquinho das receitas gostosas e saudáveis que faço em meu dia a dia.

Permitam-me fazer uma breve apresentação: sou mãe de duas cremosas (uma com quase 3 anos e outra com quase 1 ano) e apaixonada pelas panelas desde os meus 13 anos.  Meu lugar favorito da casa é a cozinha e sou a louca do supermercado / sacolão. Adoro pilotar o fogão e testar receitas e ingredientes diferentes.

Depois que virei mãe, minha preocupação com a saudabilidade do que ia à mesa ficou ainda mais latente em mim e passei a buscar por receitas que aliassem sabor à ingredientes de qualidade (isso inclui aquelas verdurinhas camufladas para que as crianças consumam coisas saudáveis sem a tradicional rejeição infantil).

Escolhi para minha estreia no blog uma receita clássica: pão de quejio. Mas adianto que não é um pão de queijo qualquer… ele é fake! Brincadeiras à parte, esta receita é falsificada porque não leva queijo nem leite (oi, veganos!).

O mais interessante do pão de queijo fake é que ele pode ser feito com alguns tipos de tubérculos e o sabor fica super delicado. De primeira, não é possível perceber que não há queijo na mistura. Os grandes responsáveis pela liga e consistência do pão de queijo são os polvilhos. O polvilho doce promove aquele puxa-puxa e o polvilho azedo deixa a massa aerada e promove o crescimento.

Amo as versões com batata doce e mandioquinha e sempre acrescento sementes de chia à preparação. A chia, em contato com líquidos, se expande e transforma num tipo de gel que promove a sensação de saciedade, uma ótima opção para quem está controlando a quantidade de comida.

Mãos à massa?

PÃO DE QUEIJO FAKE

Ingredientes:

1 1/2 xícara de purê de batata doce / mandioquinha / inhame

1 xícara de polvilho doce

1 xícara de polvilho azedo

1/4 xícara de óleo de girassol

Água a gosto

Pitada de sal

Semente de chia (opcional)

Modo de preparo:

Cozinhe a batata doce (para essa quantidade de purê, considere cerca de 3 unidades médias), amasse até dissolver todos os gruminhos e reserve. Acrescente o óleo, os polvilhos, o sal e as sementes de chia. Misture e vá acrescentando água até que a massa fique com a consistência de massinha de modelar.

massa pão de queijo fake

O ponto correto é quando ela não gruda na mão e fica super flexível ao ser sovada.

Após sovar a massa, faça bolinhas, coloque numa assadeira e leve ao forno por cerca de 30 minutos (200ºC).

Ta-da: esse é o resultado do nosso falsificado 🙂

pão de queijo fake pronto

#ficaadica: para que seus pães fiquem mais crocantes, após fazer as bolinhas, leve a forma ao freezer por 20 minutos. A massa congelada cria aquela crostinha maravilhosa ♥  Essa massa pode ficar congelada num saquinho por até 3 meses.

Beijos e até a próxima receita!

Sabryna

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s