Bom, resolvi finalmente iniciar a série básicos, e nada melhor para começar que o mais elementar dos alimentos, a base da maioria das refeições, o arroz branco! É realmente fácil de fazer, não requer prática nem tampouco habilidade. Se bem que com um pouco de prática fica melhor.
COMO PREPARAR ARROZ BRANCO
- 1 copo americano de arroz
- 2 copos de água
- um dente de alho expremido
- 1/4 de cebola pequena, cortada em pedacinhos pequenos
- um pouco de sal
Gente, os temperos são a gosto, obviamente. Eu gosto de alho e cebola no arroz, mas você faz como preferir, nem o sal é obrigatório (sem sal fica parecendo arroz japonês, não é ruim).
Pegue uma panela, coloque um pouco de óleo no fundo (não precisa nem cobrir o fundo). Deixe aquecer um minuto e jogue a cebola. Deixe a cebola lá até ficar douradinha, então junte o arroz e depois o alho. Mexa bem, e fique mexendo por um minuto, mais ou menos. Acrescente o sal. Ponha pouco, somente a pontinha do garfo. Depois, se você achar que foi pouco, dá para por mais, mas tirar é impossível.
Comentário oportuno, já que estamos falando da série básicos, este processo, de colocar algo para dar uma pequena fritada, é chamado refogamento. Acabamos de refogar o arroz.
Continuando, acrescente a água. Aí é só deixar fervendo até que o arroz fique quase completamente seco. Vai ficar cheio de furinhos. Quando já não der mais para ver a água, pode desligar.
Pronto. Está aí seu arroz.
Talvez não fique perfeito logo de saída, mas com um pouco de experiência se acerta. Se ficar meio seco, desligue um pouco antes da próxima vez. Se ficar meio duro coloque um pouquinho mais de água. Se ficar empapado, ponha menos água, e assim por diante.
Sobre lavar ou não lavar o arroz: A maior parte das marcas hoje em dia já vendem o arroz lavado e escolhido, de forma que nenhuma preparação prévia é necessária. Se você fizer questão de lavar, vá em frente, eu não faço.
Para incrementar o arroz.
Tem vários jeitos de aproveitar o cozimento do arroz para deixá-lo mais incrementado. Você pode:
- colocar cenoura ralada;
- colocar beterraba ralada;
- trocar a água por água de cozimento da beterraba;
- trocar a água por caldo de carne (por exemplo, se você fez carne assada. Ah, você não sabe fazer carne assada? Eu ponho a receita depois. É fácil e gostoso);
- colocar umas fatias de queijo quando estiver quase cozido (fica óóótimo!!);
- exagerar no alho (tenho um casal de amigos que numa receita usa uma CABEÇA de alho para cada copo de arroz);
- colocar uma ou mais ameixas ume (aquela em conserva japonesa);
- por curry, etc, etc.
Invente. Aproveite que arroz é barato.
Pingback: Carne de panela com cebola | Cozinha de casa
Pingback: Molho de tomate – fácil e gostoso « Cozinha de casa