A receita que eu aprendi de panqueca quando era menino não incluía soda limonada, mas minha mãe um tempo depois me disse que ‘esta fica bem melhor’ e que ‘a massa fica bem mais leve’ e talz, mas nunca me passou as proporções. Tudo bem que eu também não perguntei. Tradicionalista que sou, a primeira receita é a que vale. Devo ser a única pessoa que ainda cozinha a massa antes de fazer a lasanha, mas enfim.
Bom. Se preferir usar a receita mais antiga, é só retirar a soda. Eu vou experimentar com ela e depois eu mesmo comento.
RECEITA DE PANQUECA (ou CREPE)
Bater no liquidificador:
- 2 ovos
- 1/2 xícara de chá de soda limonada
- 2 xícaras de leite
- 4 colheres de óleo
- sal
- 2 xícaras de farinha de trigo
Para fritar, coloque uma quantidade mínima de óleo em uma frigideira plana e derrame um pouco da massa para formar um disco que cubra todo o fundo. Espere secar e vire. Esta é uma oportunidade de dar vazão àquele desejo que você tem desde a infância e tentar virar a panqueca sem usar uma espátula. Não vai dar certo a princípio, mas com um pouco de treino vai funcionar e vai ser bem divertido (pelo menos até a 20ª panqueca. Após a 20ª panqueca nada mais é divertido). Você vai ter que colocar mais óleo praticamente a cada panqueca, mas não tem jeito.
Faça os crepes e recheie a gosto: com frango desfiado, carne moida, queijo, etc. Também pode ser doce, recheada com chocolate, geléia, doce de leite. Fica ótimo!
Se for salgada, coloque o recheio e enrole (ou empilhe), faça um molho ralo com massa de tomate ou molho bechamel (molho branco), cubra os crepes recheados e levar ao forno pra gratinar. Fica ótimo também se colocar um pouco de queijo sobre os crepes antes de levar ao forno.
[Adicionado em 12/02/2009] P.S.: Quando vou aprender a ouvir minha mãe? Finalmente fiz a receita com a soda limonada (usei H2O, aquele refrigerante de limão). Ficou UMA DELÍCIA, bem mais leve mesmo. Nunca mais vou fazer sem H2O…
Muito obrigada por compartilhar a receita aqui!! Usei-a várias vezes e faz sucesso! 😀